Pastor Mauro de Oliveira tem revelações divinas… pelo orkut

Fonte: Canal revelacaomentirosa
Editor: Eli Vieira
Introdução: Catupiry

Mauro de Oliveira é só mais um dos pilantras que exercem a função de pastor dentro das igrejas neopetencostais. A tarefa deles é ludibriar o povo, fazendo-os acreditar em algum poder dado por deus para então convencer as pessoas enganadas a doarem dinheiro. É uma atividade criminosa que infelizmente é creditada por muita gente, que movidas pela fé, caem no golpe dos criminosos.

No vídeo abaixo, ficam evidentes as artimanhas usadas pelo pastor Mauro de Oliveira para enganar fieis. Nele, o pastor claramente usa informações tiradas do ORKUT das pessoas para fazê-las acreditarem que ele tem o dom da adivinhação. Uma atitude de mau-caráter.

Este vídeo deve ser visto por evangélicos, para que eles deixem de acreditar nestas pessoas que dizem ser enviadas por deus. Abram os olhos, evangélicos. Vocês estão sendo feitos de bobos enquanto os pastores riem de vocês pelas costas, com o seu dinheiro.

Imagem de Amostra do You Tube

DeliciousOrkutTumblrGoogle ReaderGoogle+FacebookShare

Mais do Bule Voador

  1. O Pastor de Almas
  2. O Pastor não é POP
  3. O pastor pateta
postado por Eli Vieira em Religião
  • Fabio Lemos

    Eli Vieira says:

    “não vou mais tolerar o seu ódio nos comentários aqui. Há um limite entre crítica ácida e ataque gratuito.”

    Legal. assim fica bem mais interessante.

    PC

    Dica pra vc irmao: nao perca seu tempo.
    E lembre-se daquela: “Por causa de vos o nome de Deus é envergonhado entre os gentios”

    Deixa os cara zombar e atacar. Com razao, no caso.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    PC,

    se cristianismo não é religião então árvore não é planta. Melhor rever sua definição de religião de acordo com, digamos, toda a história da literatura sociológica sobre religiões em toda a história da humanidade.

    Ainda estou esperando você explicar por que atribui fé e religiosidade aos ateus quando fé e religiosidade são características do comportamento de outros cristãos como você. Me parece um tiro no pé, só isso.

    Dizer que eu acusei alguém de ser inferior aqui é nada menos que enfiar palavras na minha boca. Se é o melhor que o senhor pode fazer, acho melhor repensar por que veio até um blog de humanistas seculares para debater.

    E outra coisa, teoria própria? Que tipo de cobrança é esta? Meu caro, eu não sou nenhum Einstein nem fiz os experimentos de Darwin. Eu simplesmente aceito as evidências apresentadas e as teorias amparadas nessas evidências. Não tenho que reinventar a roda. Me cobrar teorias inteiras é como me comprar construir meu próprio computador para postar aqui. Além de não ser uma resposta para este debate, ignora que conhecimento é algo obtido de forma comunitária e não por gênios solitários. Pense nisso. E por favor estude mais um pouco de religião comparada e entenderá por que cristianismo é mitologia assim como xintoísmo, polteísmo greco-romano e religiões nórdicas.

    _____

    Fabio Lemos,

    vê-se que você não é alguém muito familiarizado com a ciência, porque pensa que pode esfregar a autoridade de um cientista na cara de alguém, como se o que importasse fosse a pessoa do cientista, e não a validade do que ele diz.

    Francis Collins pode acreditar no que ele quiser, fato é que ele não forneceu evidência alguma para a existência de um fantasmão amorfo criador do universo que se interessa pelas vidas dos primatas humanos num planeta comum numa galáxia comum entre bilhões de outras galáxias.

    Francis Collins pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, isso não faz as ideias dele serem verdade. A propósito, ele é um geneticista, trabalha com DNA. Por acaso trabalhar com DNA prova que Deus existe? Acho que não… eu como geneticista não vi deus nenhum nas sequências de DNA que uso.

    A propósito, sei muito bem o que é ignorância científica nas áreas que trabalho, que são a biologia evolutiva e a genética. Assim como um médico percebe muito bem quando alguém fala besteira sobre como se transmite alguma doença.

    E foi ignorância sobre essas áreas que você demonstrou aqui, e nada mais. Eu forneci três de milhares de artigos científicos amparando a teoria da evolução. Se o senhor é incapaz de refutar estes artigos, ou mesmo lê-los, não é culpa minha.

    A propósito, qualquer um pode acessar o PubMed e buscar este assunto, então o que eu digo sobre a minha área pode ser verificado por qualquer pessoa independentemente.

    Design Inteligente não é teoria científica. É mitologia travestida com jargão. Goste o senhor ou não.

    A propósito, quem está falando em Craig e Dawkins aqui? Que tipo de pula-pula de assuntos é este?

    Senhor, YouTube não é publicação científica revisada por pares e indexada. Quer saber o que é isso? Já dei três amostras, ignore o quanto quiser se isso te ajuda a acreditar em absurdos confortadores.

    Sem mais,
    Eli.

  • PC Garcia

    Ok Fábio!! obrigado pela dica irmão e amigo!!
    Certamente que no caso em questão ai acima a zombaria tem razão,concordo…mas nao podemos simplesmente nos calar…no momento que notar que perco meu tempo aqui,como diz o netto,”poco fora” …rs abraços !!

  • Fabio Lemos

    “vê-se que você não é alguém muito familiarizado com a ciência”

    “E foi ignorância sobre essas áreas que você demonstrou aqui, e nada mais. Eu forneci três de milhares de artigos científicos amparando a teoria da evolução.”

    O mesmo vale pra vc amigao.
    Alem do mais vc inisite em selecionar artificialmente os fatos.
    Pelo jeito vc nao leu os mesmos livros que eu, vai na livraria mais proxima e busque “A linguagem de Deus”, antes de falar q seus argumentos a favor da evolucao contrariam em alguma coisa o que eu falei.

    “eu como geneticista não vi deus nenhum nas sequências de DNA que uso.”
    Vc nao, francis collins viu.

    Pq ele viu, pq ele cre, entao isso prova Deus?
    Entao vc bebeu bastante vodka antes de me quotar, pq em lugar NENHUM eu falei isso.
    Apesar de ter 2 amigos mestrando em biologia em ouro preto, agnosticos, que insistem em me dizer que darwin esta meio ultrapassado.

    Mas nada ne? vc é geneticista certo? vc sim tem respaldo lol.

    Ninguem nunca provou e nem vai provar Deus com ciencia.
    Pq cre-se que, se existe uma forca superior, jamais vc na sua insignificancia conseguiria demonstra-lo com seus metodos.

    Os argumentos que vc deu pra mim de evolucao, de ciencia, desmentindo Deus soam como algo do tipo “vamos pedir a uma barata pra ensinar matematica a um PhD”.

    Mas vc é um cara inteligente e jamais faria isso.

    Por isso nem eu nem vc mudaremos de opiniao.
    Vc vai pensar ai dentro “claro, pq vc nao que enxergar a verdade e quer ficar acreditando em contos de fadas e historias da carochinha, pq nao aceita q um dia vai morrer e blablablabla”

    Whatever.

  • Fabio Lemos

    Alias amigao, antes de colocar CIENCIA x DEUS, lembre-se de:

    Galileu Galilei – “Nao acredito q o Deus q me deu a inteligencia, me impediria de usa-la”
    Blaise Pascal
    Albert Einstein – “Deus é a Lei e legislador do universo”

  • Fabio Lemos

    Ou seja: alguem pode crer em Deus, e ter total embasamento cientifico. (eu nao sou cientista, procuro debater na area da logica)

    Nao é pq eles creram, que é verdade. Mas faz sentido pra mim.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Fabio,

    para alguém que debate “na área da lógica” você usa falácias demais.

    Apele para quantas autoridades quiser. Continua sendo falácia.
    Até outro dia.

  • Fabio Lemos

    Aaaaaaa, assim é facil pow, explore um ponto logico contra-argumentando o que eu falei. Simplesmente falar “isso é falacia” – posso falar o mesmo com vc.

    Vamos aos argumentos cientificos, ja que vc é especialista nisso.

    Prove-me (se nao conseguir, use artigos, links, referencias) que a matéria é ETERNA.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Hãããn? Que confusão Fabio. Você está falando de que? Fica mudando de assunto, num momento está falando o que todos os leigos criacionistas falam o tempo todo, em outro momento está falando em matéria.

    E por acaso pra ser ateu é necessário acreditar que “matéria” é “eterna”?

    Achei que ser ateu fosse simplesmente não acreditar em deuses, inclusive o seu deus. (Talvez ateísmo seja crença em matéria eterna só no seu dicionário, vai saber…)

    Descubra por que você não acredita em Zeus, Afrodite e Anúbis, e descobrirá por que não acredito no seu deus.

  • PC Garcia

    saída pela tangente…acho melhor não falar nada também,para não correr o risco de usar “falácias”…

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    PC Garcia,

    Argumentum ad verecundiam, uma falácia lógica. A.a.v, PC Garcia, PC Garcia, A.a.v.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

    E caso a autoridade de Einstein, Collins e Pascal não foi usada dessa forma falaciosa aqui, não deixa de ser uma falácia red herring, também conhecida pelo nome pomposo de Ignoratio Elenchi:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Red_herring_%28logical_fallacy%29#Red_herring

    Satisfeito? Não sabe o que são falácias? Neste caso, aqui está um recurso básico:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia

  • PC Garcia

    Eli,sei bem o que são falácias assim como sei bem o que é alguém que tenta forçar a argumentação ,que me desculpe,mas penso ser o seu caso…
    você diz que não sei o que é religião,exatamente,não sei,porque me nego a vivê-la,e se você soubesse tanto quanto julga saber,se soubesse da bíblia tanto quanto diz saber,saberia que Jesus a combateu,mas o que você sabe de religião ? uma simples definição da wikipédia que você tanto cita?meu caro,não vivo religião,não vivo uma vida baseada em dogmatismo nem tão pouco em liturgias,você nao sabe o que vivo,nao me conhece…falo de experiências com a verdade espiritual,que você nao crê e eu nao vou julga-lo por isso,por exercer seu direito de nao crer…sobre basear -se em teorias alheias,engraçado,dizer que somos alienados por acreditarmos no “livro mitológico”,mas nao aceita ser criticado por crer em teorias,e até onde eu sei teórico é aquilo que não é pratico meu caro,ou seja,você tmabém se baseia em suposições….pra mim você é alguém que tenta impor e forçar suas idéias tanto quanto os lideres religiosos que tanto combate,nao vejo nesse blog um espaço democrático,vejo sim um covil de lobos que cercam suas idéias como se fosse a presa,usando a argumentação em forma de falácias e quando alguém os contra-argumenta,acusam de ser falácias….fácil,sair pela tangente é sempre o melhor caminha caro Eli…agora me de mais dicas da wikipédia,me acuse de ser ignorante,diga que sou fraco em argumentos e falastrão,faça isso,porque é o que sabe fazer melhor…

  • Ateísta Capixaba Netto

    Mais umavez o assunto é dissociado, o FATO consumado aqui é que o referido “pastor” é um Pilantra Estelionatário como a Maioria destes “pastores evangélicos ” são, sempre respondendo Processos Judiciais por Falsidade Ideológica e Desvio de Dinheiro.
    É Fato, Todas as vezes que um “pastor”se desentende com outro, este sai e funda sua própria igreja para afanara o dinheiro dos caboclos trouxas que se dispõem a seguí-lo sem questionar e portanto merecem ser roubados mas se esperam que sejamos tolerantes com isto esqueçam, Ladrão tem que ir para a Cadeia e lá apodrecer.
    E Eli, só revidei com fúria porque os Caboclos crentes que aqui invadem trollamente se acham, mas não sabem de nada, são apenas os perpetuadores da Fraude e da Miséria que a nossa População ainda se encontra devido ao Pilantra acima descrito.

  • Eli

    senhores cristãos ou ateus……isto pra mim só mostra que estamos vivendo o fim dos tempos….realmente é triste ver pessoas que se dizem servos do DEUS altissimo sendo enganadas tão facilmente…..porém até mesmo sobre isso JESUS ja havia alertado, faltou atenção…é lamentavel que um picareta como esse consiga espaço em nossas igrejas…..e o mais triste é saber que ele não é o unico nem o primeiro e nem será o ultimo…..FIQUEMOS LIGADOS E ATENTOS É TEMPO DE ENGANO……quanto aos ateus tenho a dizer o seguinte: se vc é um ateu lamento por vc pois DEUS continua sendo DEUS creia vc ou não, e um grande ateu frances no momento de sua morte disse: DEUS NÃO EXISTE….MAIS SE ELE EXISTIR EU ESTAREI IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO…..
    outro ateu dizia sempre: graças a DEUS POR EU SER ATEU….veja que coisa mais sem logica……
    assim sendo tenho certeza….. nunca havera um ateu de verdade, apenas fanfarrões que querem se aparecer
    DEUS OS AJUDE A ENCONTRAR O CAMINHO DA VERDADE E FUGIR DAS VÃS FILOSOFIAS …..

  • Fabio Lemos

    Eli,

    Primiero gostaria de destacar sua educacao ao debater tais assuntos.
    A maioria dos ateus nao faz assim. Parabens.

    Segundo:

    “Descubra por que você não acredita em Zeus, Afrodite e Anúbis, e descobrirá por que não acredito no seu deus.”

    Esse argumento é fraco e ingenuo.

    Em primeiro lugar, citar uma frase de um pensador ateu famoso e nao cita-lo logo em seguida, é plagio.

    Em segundo lugar, sua comparacao nao faz muito sentido, do ponto de vista histórico: comparar um personagem historico (Jesus), cuja autenticidade ja esta mais do que batida, nao deveria entrar na lista q vc passou.
    Basta ir na terra dos vikings, xiitas, budistas, seguidores do monstro do lago ness, etc… e perguntar que dia é hoje e no calendario deles estará:

    2010. Depois de CRISTO.

    A sua tentativa de comparacao é quase tao infantil qto a de Zeitgeist, ao comparar Cristo com Horus.

    Mas, é falacia certo?

  • Mauro

    colegas, não julguem, para não serem julgados! ai de quem se levantar contra um ungido de Deus! Pr Mauro de Oliveira, só pode falar quem já esteve c/ ele. eu não tenho Orkut, e ele já falou coisas a meu respeito que´só eu sabia. Agora se o que ele diz é mentira, qual é a preocupação? o diabo mente o tempo todo e não vi vcs postarem algo sobre isso! quanto ao $$, cada uma dá o seu da maneira que acha melhor, no bar da esquina, na cocaina, na maconha, no mecanico, na farmacia, na estadio de futebol ou na igreja. vcs já receberam casa nova sem pagar por ela? eu já! vcs já foram a Natal 7 dias tudo pago? eu já! então se Deus não existe, pra que não acreditar nele. ele não existe mesmo. os ateus são os que mais acreditam em Deus. Pois questionam a sua existencia. se não existe naõ tem porque se preocuparem. os ateus são quase sempre pessoas muito instruidas e cultas, tudo isso tem fundamentação biblicas, porque a Biblia afirma: “A letra mata, mas o Espirito vivifica” vc estão mortos espiritualmente e ainda não se deram conta disso.

  • Fabio Lemos

    Depois do comentario supra citado eu me retiro oficialmente dessa thread.

    Eli vieira,

    Ate outro topico. Aprendi bastante com vc nesse.
    Abraco

  • Prr carlos dias

    Enquanto homens de Deus de verdade estão dando suas vidas por amor a Jesus nos lugares mais difíceis do nosso Brasil, este tipo de gente engana o povo de Deus e leva grandes somas de dinheiro, comprando carros importados, manções e tudo mais ludibriando a fé do povo de Deus. O dia do juizo vai chegar e ai vamos ver qual será a desculpa que eles vãos dar.

  • Cida

    Só comentando sobre a última resposta ao meu comentário, apesar de não mais ser necessário, já que muito já se falou.
    1) De fato, a ciência não é meu forte, mesmo porque sou apenas uma iniciante, com mestrado apenas. E quanto a referências, não coloquei porque quis apresentar as minhas próprias idéias e experiências. Além disso, coloquei fatos que foram noticiados recentemente nos jornais de TV. Por outro lado é muito fácil apresentar algo que é da minha área de conhecimento e não dos demais. Além disso, o fato de você apresentar essas referências não diferencia em nada o que fiz, pois você se baseia nelas e eu na Bíblia e em artigos científicos. Para vc, esses cientistas podem ser deus, detentores da verdade, para mim não.

    2) Analisemos como se escreve, por exemplo, um artigo científico: você reúne os seus dados, compara-os com outros já obtidos em relação ao assunto abordado, escolhe então a revista, olhando o fator de impacto e seguindo o modelo desta, procurando pensar no público alvo dela, além de pensar nos avaliadores do seu artigo. Quanto aos evangelhos, isso não é diferente, dependendo do público ao qual se destinava foi escrito baseado nele. Como essa questão da genealogia de Jesus, em que no livro de Mateus, por exemplo, é apresentada de uma forma, pois o público alvo eram os judeus, por isso, começa de Abraão (pessoa importante para eles, visto como pai da fé e de onde começou a descendência destes) e vai até Jesus, enquanto em Lucas, começa de Jesus e vai até Adão, livro destinado aos gentios, que bem reconheceria esta genealogia. Assim, a Bíblia conta a história de uma nação inteira e que ficou conhecida pelo mundo todo.
    E mais, O fator de impacto da Bíblia é altíssimo!!!
    E como o amigo disse, de Jesus ninguém pode falar, porque até aqueles que não acreditam nele ou o aceitam como filho de DEUS, reconhecem a sua autoridade, como o tempo dividido em antes de Cristo e depois de Cristo
    Assim a Bíblia, não se trata de mitologia, e muito menos, objeto de estudo somente dos filósofos da religião e da antropologia, que também são ciências, mas também da arqueologia, da biologia, da química, etc.
    Ehrman, quando era um cristão, tinha um sistema teológico muito falho no qual a inerrância bíblica ocupava o centro de suas crenças, então, assim que ele se convenceu de um único erro nas Escrituras, toda sua fé cristã entrou em colapso. Como resultado, a doutrina da inerrância bíblica soa absolutamente anormal ao seu pensamento. Além disso, as inconsistências sobre as quais Ehrman está falando não estão dentro de uma fonte sozinha; elas estão entre fontes independentes comparadas. Mas não é uma conclusão lógica dizer que porque duas fontes independentes comparadas apresentam inconsistências, ambas as fontes são falsas.
    O problema em se focar em discrepâncias é que nós tendemos a perder a visão da floresta por causa de algumas árvores. Se você fizer isso, terá de ser cético também em relação a outras fontes de pesquisa seculares que também contém inconsistências como estas, o que é absolutamente irracional.
    Bart Erhman, “From Jesus to Constantine: A History of Early Christianity”, Lecture 4: “Oral and Written
    Traditions about Jesus” (The Teaching Company, 2003).Além disso, surge uma questão óbvia: O que no mundo fez as pessoas acreditarem em algo tão estranho e aparentemente tão contraditório e sem fundamentos científicos (só aparentemente)? Luke Johnson, um estudioso do Novo Testamento na Emory University, comenta, “Alguma espécie de experiência poderosa e transformativa é necessária para gerar o tipo de movimento como o do cristianismo primitivo”.

    O homem procura soluções para tantos enigmas, principalmente da sua existência e está tão certo de que detém todo o conhecimento, que não entende a deterioração por que passa o mundo todo, não acha soluções para a sua própria ruína. Catástrofes, doenças, crises, têm aparecido, como escrito nas Sagradas Escrituras que aconteceriam, mas o homem não consegue reconhecer a sua insignificância e que o fato de acharem que são deuses ou quererem ser deus, detentores da verdade, os têm destruído cada vez mais.

    Obrigada pelo aprendizado a até qualquer outro dia.

    Deus abençoe vcs!

  • PC Garcia

    DAÊ FÁBIO,TO CONTIGO CARA!!

    AÊ NETTO,TO “POCANDO FORA” RSRS

    SINCERAMENTE MAURO,DÁ LINCENÇA CARA,VOCÊ E SEU CHARÁ AI DO VÍDEO SE MERECEM!!

    NESSE TÓPICO TAMBÉM NÃO COMENTO MAIS…
    ELI,ASSIM COMO O FÁBIO,PARABENIZO SUA EDUCAÇÃO DURANTE O DEBATE!! VLW!!

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Cida,

    se você nunca vai se perguntar por que nós não acreditamos no que você acredita, se você não consegue explicar por que você usa a popularidade do cristianismo como se fosse fator para corroborá-lo como uma verdade, enquanto ao mesmo tempo ignora a popularidade do islamismo, então realmente é melhor encerrar o debate.

    Eu sei muito bem por que pessoas acreditam no cristianismo. Se chama doutrinação infantil, confiança em autoridade, sem falar em relaxamento de condições para aceitar histórias fantásticas sobre o passado.

    A Bíblia não tem fator de impacto porque não é uma publicação científica. É uma obra mitológica, assim como o Corão, assim como os Vedas, assim como o Livro dos Mortos dos antigos egípcios. Aliás, fator de impacto não é o mais importante, é apenas um fator criado por uma empresa privada de indexação de publicações científicas. São evidências, e não fator de impacto, o que mais interessa para publicações científicas!

    Se você não consegue fornecer nenhuma evidência para seu deus, então ele pertence ao campo da mitologia junto com Alá, Shiva e Anúbis.

    Por que você veio falar de como é a redação de um artigo científico, se o assunto aqui não é a redação, mas o ceticismo e as evidências?

    O Cristianismo nunca convencerá cético algum de que Jesus ressuscitou, porque esta é uma afirmação tão absurda aos olhos da ciência quanto dizer que Anúbis receberá sua energia vital após a morte.

    A religião comparada é sistematicamente ignorada por vocês cristãos. Falar em outras religiões deixa vocês perplexos, porque vocês não consegue mostrar de nenhuma forma objetiva que as crenças de vocês são melhores que as crenças das outras religiões.

    É melhor fingir que outras religiões não existem, fingir que outras religiões não foram populares no passado, fingir que outras pessoas não sentiram para com outras entidades mitológicas essa conexão emocional que vocês sentem para com seu Jesus e seu Deus.

    As ciências podem muito bem mostrar como trabalha o cérebro religioso na crença religiosa, por exemplo ignorando completamente a lógica e as evidências para acreditar numa coisa só porque esta coisa é confortadora, ou ainda, só porque essa coisa foi dita na infância por autoridades como os pais.

    Sua ideia sobre a relação entre religião e ciência é uma salada confusa, e você tenta fazer da Bíblia uma publicação científica relevante. Pois ela não é, tanto que até os presbiterianos americanos reconhecem isso e dizem explicitamente que não é, junto com várias denominações cristãs menos fundamentalistas.

    O problema da Bíblia não é apenas o problema de discrepância entre fontes independentes. O buraco é mais em baixo: é a AUSÊNCIA de fontes independentes sobre absurdos como a ressurreição. A AUSÊNCIA de aparições pirotécnicas de Deus como as que são descritas no velho testamento. Que houve? Deus ficou tímido na era dos satélites, câmeras e celulares?

    Por que não aparecem mais arbustos flamejantes e carruagens de fogo e homens mais fortes que exércitos inteiros?

    Tudo isso mostra que a Bíblia é apenas uma compilação de lendas mitológicas contadas por povos antigos, que no quesito verdade são tão boas quanto as histórias que os índios contam sobre Tupã e Jaci.

    Goste você ou não.

    Abraço.

  • PC Garcia

    Tá vendo Cida? Aqui tudo o que dizemos são falácias e tudo o que o Eli diz são verdades,ele detêm todo o conhecimento e nós somos apenas cordeirinhos que acreditam num deuzinho e num livro de contos da caroxinha,mas os “tratados”,”pesquisas” e “pesquisadores” humanistas serão sempre a verdade absoluta,tanto quanto diz o nosso caro Eli que não reconhecemos outras religiões,ele também jamais reconhecerá coisas espirituais…Eli fala que conhece bem o porque do cristianismo ser popular,segundo ele é devido a “doutrinação”,engraçado,fui criado por um pai ateu,professor de matemática e minha era babalorixá no candomblé…fiz minha decisão por Cristo sozinho,sem quem ninguém pregasse pra mim,agora me diga meu caro Eli,quem me doutrinou?
    Será que houve ai uma intervenção Divina,será que houve aí algum tipo de lavagem cerebral? mesmo eu não tendo assistido a nenhum programa evangélico ou ido a uma igreja evangélica para ouvir uma pregação,me diga,o que houve comigo? Já sei,sou louco,idiota ou alienado,certo?
    As ciências podem muito bem mostrar como trabalha o cérebro religioso na crença religiosa…verdade! A mesma ciência que prova que pessoas que tem fé tem grande facilidade para se recuperarem em casos de doenças crônicas ou muitas vezes consideradas terminais,a mesma ciência que já pesquisou por diversas vezes as ditas experiências de “quase morte”,da mesma forma como já foi pesquisado e comprovado que crianças que possuem educação religiosa (doutrinação) tendem para uma educação mais apurada,enfim…
    Mas creio que eu esteja mais uma vez usando falácias,e talvez eu deva mais uma vez buscar no grande oráculo “wikipédia” o significado das coisas no latim original,etc…talvez eu seja mesmo um imbecil de mesmo depois de ter me despedido ainda retorne ao debate,sei lá…Talvez seja excesso de leitura “mitológica” …quem sabe? falácias…

  • Cida

    Quem disse para você, que eu nunca me perguntei por que vocês não acreditam no que nós acreditamos?
    Quem disse para você que não estudo as religiões comparadas?
    Quem disse que eu não conheço a popularidade do islamismo, cujo início está na Bíblia?
    Quem disse que eu não sei o que muitas pessoas, crsitãos ou religiões dizem sobre a Bíblia?
    Quem disse que todo cristão passou por ” doutrinação infantil, confiança em autoridade” para se tornar cristão?
    quem disse que não aparecem mais arbustos flamejantes e carruagens de fogo e homens mais fortes que exércitos inteiros?
    E quanto a Bíblia, nunca será uma compilação de lendas mitológicas contadas por povos antigos, e você entendeu o que quis dizer sobre o fator de impacto dela, e é mais que uma publicação científica.
    Jesus ressuscitou sobrenaturalmente da morte. Não reviveu naturalmente da morte. Que Jesus ressuscitou naturalmente da morte é fantasticamente improvável.

    Abraço!

  • PC Garcia

    Eli ( nome Bíblico,né? teria sido dado por pais crentes/cristãos ? não vem ao caso..) meu caro,
    a bíblia define dessa forma a fé na carta aos Hebreus 11 : ” certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vêem”…chame você de mitologia,lenda,conto de fadas ou o que mais queira chamar,chamaremos sempre de fé e convicção!! Amo a ciência,todo ser humano deve amá-la,dependemos dela,assim como amo a fé e dependo dela!! Isso traz equilíbrio pra mim e sei que pra muitos,se você consegue viver bem se a fé que viva então…
    “chamarão de utopia,chamaremos de esperança,enquanto houver fogo,existirá a chama” ( fé ,amor e honra – VOX )

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    PC,

    se você ama tanto a sua fé, por que a atribui aos ateus, como você fez aqui? Você não me respondeu. Se pessoas que discordam radicalmente de você, como os ateus, fazem isso com a fé, então qual é exatamente a vantagem de ter fé?

    Me parece apenas você tentando racionalizar seus motivos emocionais para acreditar no que é mais confortável. Aliás, você ter tido um pai ateu não faz de você uma pessoa isenta de cair no engano de acreditar em alguma coisa só porque é algo confortável.

    Sobre suas alegações de poder de cura da crença religiosa, como todas as outras alegações sem referência nenhuma e tão confiáveis quanto qualquer fofoca que se houve por aí, dispenso.

    Fato é que uma entidade cristã que financia pesquisas científicas sobre a oração, a fundação Templeton, falhou sistematicamente em achar qualquer benefício médico da fé, que não seja o óbvio benefício psicológico da pessoa enganar a si mesma.

    Templeton era um cristão milionário com interesse em ciência, por isso criou uma fundação para testar cientificamente algumas de suas crenças.

    A Fundação Templeton patrocinou, por exemplo, um famoso estudo (o maior até hoje) sobre o poder da oração intercessória para 1802 pacientes cardíacos que passaram por cirurgia de ponte coronariana distribuídos em seis hospitais dos EUA. Eis a conclusão do estudo:

    “A oração intercessória em si não teve efeito na recuperação livre de complicações, mas a certeza [do paciente] de estar recebendo oração intercessória foi associada a uma maior incidência de complicações.”

    Tá tudo lá, no site da própria Fundação:
    http://www.templeton.org/pdfs/press_releases/060407STEP_paper.pdf

    É isso o que acontece quando alegações religiosas são investigadas cientificamente: não se distingue a alegação religiosa do puro engano.

    Cida,

    para alguém que entrou aqui se dizendo cientista e fazendo um punhado de alegações, até que você evoluiu bastante. Vamos fazer assim: você me mostra uma carruagem flamejante, ou um homem mais forte que um exército inteiro, e eu deixo de ser ateu e até engulo a historinha da ressurreição.

    Abraços.

  • PC Garcia

    Você é demais Eli!!
    É interessante como que tudo que dizemos e acreditamos é engano e tudo que você acredita é verdade,suas fontes são mesmo infalíveis aos teus olhos,é muito fácil pegar qualquer tema aqui citado e jogar no google,dai pegar umas das primeiras opções e lançar aqui como se dominasse o assunto a anos,fundação Templeton,essa foi boa…Caro Eli,sou um cara de 39 anos,estou convicto da minha fé a 20 anos,portanto desde os 19,e o que você chama de “cair no engano” eu chamo de fé,apenas pontos de vista diferentes,aliás do meu ponto de vista quem vive um engano é você,iremos discutir isso a vida toda talvez e nem eu e nem você sairemos convencidos da forma de interpretar as coisas do outro…
    Sobre atribuir ou tentar atribuir a fé a vocês ateus,por favor refresque minha memória que te responderei,onde em meus comentários atribui a fé e a religião a vocês? cole por favor um trecho do texto onte eu tenha feito essa atribuição…
    Sobre a vantagem de ter fé…bem,eu poderia te responder com outra pergunta,aliás não resisto,terei que fazê-lo,pode por favor me mostrar a vantagem de não tê-la?
    Sem falácias por favor…rs…desculpe a piada!!
    Abraços!!

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    PC:

    Bem, eu tenho fontes. Você não tem. Ponto para mim.

    Fundação Templeton não é “uma boa”. É uma ótima. Está ali o estudo. Se você não sabe a diferença entre uma fonte confiável e uma fonte qualquer, o problema é apenas seu. O papel e o Google aceitam tudo, realmente. Mas as evidências não.

    Vantagem de não ter fé? Bem, o computador que você está usando mostra uma das vantagens: construir conhecimentos funcionais sobre o mundo. Ou você acha que é necessário ter fé no transistor pra fazer o computador funcionar?

    Não perguntei sua idade nem há quanto tempo você tem enganado a si mesmo na sua vida. Isso é problema seu.

    Eis o que você disse, aqui mesmo, sobre os ateus:

    “sempre apontam pra pesquisas e pesquisadores científicos,acreditam piamente,quase “religiosamente”nessas teorias”

    Engraçado dizer que nós temos comportamento religioso depois de vir até aqui dizer que “ama a fé”. Aliás, não consigo imaginar frase mais inócua e sem sentido do que “amar a fé” – é uma circularidade de autoengano fantástica.

    Cinismo não vai fazer você estar certo nem Deus existir. Eu não tenho certeza absoluta de nada, apenas confio nas evidências. Não preciso fazer saltos de fé, preciso apenas observar o que funciona e o que não funciona. E a pesquisa da fundação Templeton mostra que oração e fé simplesmente não funcionam.

    Sinto muito mas o universo não existe para te agradar.

  • Fabio Lemos

    aehueAEAHUAahueauh
    Eu nao aguentei de tanto rir… isso vindo de um cara q so usa textos cientificos, revisto aos pares e indexados..

    Eu tinha prometido que tinha saido da thread, mas depois desse texto colado do seu Blog, Eli, eu nao resisti.

    PC, olha so que engracado:

    John Templeton se casa em 1937 com a Judith. A judith morre em 1951.
    Momento dificil para o John.

    Mas dai o John se casa novamente com a Irene.
    Infelizmente a Irene morre em 1993.
    Pobre John, talvez estaria revoltado com Deus. Esse cara deve estar transtornado.

    10 anos depois ele publica um artigo dizendo que fez testes que comprovaram que a oracao nao tem eficiencia nenhuma.

    Estranho, nao?

    “É isso o que acontece quando alegações religiosas são investigadas cientificamente: não se distingue a alegação religiosa do puro engano.”

    É isso o que acontece quando se ve o que há por tras de tais “estudos”, feitos por “cristaos”.

    Eu ri.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Eu não riria tão rápido.

    Ainda dá tempo de procurar o nome de Jonh Templeton na internet e ver que era cristão.

  • Fabio Lemos

    É sim. Tao cristao quanto o Mauro de Oliveira.

    Agora sim. Vou rachar no trecho, indo para meu mundo de fabulas acreditando no monstro amorfo pq tenho medo da morte e nao suporto mundo real.

    Abracos. (continuo rindo, n consigo segurar)

  • PC Garcia

    Eli ,meu caro Eli (Conhece seu xará bíblico? era um sacerdote,mas deu mole…vivia de acobertar os erros de seus filhos…não vem ao caso…),
    Você tem fontes,eu não….
    Meu caro,o Fábio te apresentou fontes e você disse: “Apele para quantas autoridades quiser. Continua sendo falácia.”
    A cida apresentou fontes e você simplesmente desconversou,ou seja,você é um especialista em falácia e para mascar a sua falácia acusa os outros de serem falastrões…Sendo assim de que lhe valerão minhas fontes,como por exemplo a carta do próprio Darwin antes de morrer ,onde pediu para seu filho que levasse adiante que ele nunca quis negar a existência de Deus, mas sim afirmá-la ,de que vale dizer isso aqui,você vai me acusar de falastrão,vai dizer que minhas fontes não são confiáveis,assim como usou a fundação templeton como único exemplo,quando várias outras fontes científicas afirmam que a fé tem sim efeito sobre doentes terminais e crônicos,e outras tantas que já investigaram casos de EQM (experiencias de quase morte) ,você se apega a uma única fonte,e vêm aqui se gabar de ter em mãos um grande trunfo a seu favor,
    sua fonte “confiável”,somente sua…
    Vantagem de não ter fé é por exemplo o computador que estou usando.Veja como é irônico isso,porque esse mesmo fato fortalece minha fé,porque creio que Deus deu conhecimento aos homens para dominar sobre a terra,crescerem em conhecimento e inteligência,está no gênesis,mas citações bíblicas “mitológicas” não te convencem,certo? não valem como fonte “confiável”,ok!!
    “religiosamente”- Talvez eu esteja enganado,porque não tenho a capacidade de discernir tão aprimorada e comum aos humanistas e ateus,mas em minha ignorância sempre julguei que uma palavra escrita entre aspas ” ” pode conotar um termo pejorativo,ou seja,usei esse termo para alfinetar,é o que me pareceu,mas pra você soou como atribuição de religiosidade a um ateu,interpretações,né? aliás suas interpretações são sempre melhores,então talvez eu tenha mesmo atribuido fé e religiosidade aos ateus….
    Sobre Amar a fé é sem sentido pra você,claro,nada mais lógico,você é um ateu,se visse sentido nessa frase eu estranharia,assim como não tem sentido pra mim suas argumentações…
    você não perguntou minha idade e nem a quanto tempo engano a mim mesmo,assim como não te perguntei um monte de coisas e você as disse aqui,sendo assim estou no meu direito de falar o que penso e o “problema” (ops! estou atribuindo o meu problema a alguém aqui) é meu mesmo,claro que é!!
    Fui cínico? talvez!! Você não?
    O universo não existe pra me agradar…claro a mim exclusivamente não! mas a todos nós,crentes ou ateus,ou será que o universo existe pra agradar apenas aos ateus?
    Eli,Eli …tenho aprendido contigo…

  • Cida

    Fábio, realmente dá vontade de rir. Na verdade estou rindo…
    PC, você tem razão em tudo que disse. Realmente, podemos apresentar diversas fontes, que Eli vai dizer que são falácias. Aliás, ô palavrinha que ele gosta de usar.
    Enfim, Eli agradeço pelo elogio, ou ironia, bem, não sei.
    Mas enfim, acho que nem você acredita em suas fontes. Aliás, usar um ou outro exemplo de cristãos decepcionados com Deus, diante de tantos outros fatos, não há o que falar…. e ainda querer apontar os erros das pessoas para concluir que Deus não existe….
    Diante das argumentações do Fábio, vc disse que ele desconversou. Quando falei algumas coisas vc também desconversou, questionando se nunca nos perguntamos por que vcs não acreditam no que nós acreditamos, e falando de outras religiões, …
    Na verdade, acho que vc se surpreendeu ao saber que nós estudamos sim as religiões comparadas, e que não nos abalamos em nada com isso…

    E quanto a te mostrar uma carruagem flamejante, ou um homem mais forte que um exército inteiro, não sei se vale a pena pois vc poderá apresentar milhões de explicações “científicas”, não é? Rsrs. Espero um dia podermos nos encontrarmos, quem sabe? Só Deus.

    Só para terminar: “Os espirituais discernem das coisas espirituais, e os carnais das coisas materiais” .
    Ou ainda, como diria os budistas, para entender é preciso alcançar o nirvana: um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade, uma superação do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico. (Fonte: Wikipédia).

    Foi um prazer conversar com vcs, ainda que pela internet. Aprendi muito!

    abraços e Deus abençoe vcs!!!
    Só mais uma coisa: Fábio, vc é de Minas?

  • PC Garcia

    Bom falar contigo tbm Cida,Fábio já que tu é amigo do meu grande amigo Ozy e tá aqui perto,hora dessas trocamos idéias pessoalmente…
    Abraços a todos!!
    fé em Deus ,crer pra ver!!

  • Adriana

    Quero dizer apenas o q/ ocorreu comigo, conheci o Pr. Mauro no início do ano qdo Deus o usou p/ mim sobre situações concernentes apenas ao meu pensamento c/ Deus e a Bíblia nos afirma q/ somente o próprio Deus é quem conhece o nosso pensamento. Como falar então o q/ somente eu e Deus sabíamos, uma vez q/ falo c/ Deus apenas em Espírito? a Bíblia Sagrada nos relata em Mateus cap. 5 vers. 11 e 12 “bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Isso é apenas uma questão de fé, e fé não se discute, ou você tem ou não tem, ninguém é obrigado a nada, é como querer discutir política, futebol e mulher bonita, cada um tem sua opinião, o mundo está sendo destruido pelo crack, estupros, pedofilia, trabalho escravo e muitas outras desgraças, e ainda se perde tempo em questionar fé, não sou analfabeta, nem pé no chão como vcs julgam os cristãos, apenas vivo os milagres de Deus em minha vida, e isso sim é fato, é real, aleluias porque realmente tenho um Deus vivo, poderoso, q/ transformou minha vida e de muitos. Vamos respeitar o próximo, assim como queremos ser respeitados, deixemos de ser hipócritase passemos a viver cada sua vida, tentando sempre fazer o melhor no meio em que vivemos. FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR, tem sido assim, os sinais nos mostram, e eu fico com a Palavra de Deus as Sagradas Escrituras. Respeito sim qto a vontade de cada um ser cristão ou não, ateu ou não, feiticeiro ou não, enfim temos liberdade religiosa, então é melhor q/ nos ocupemos c/ a realidade q/ tem acontecido diante de nós e ao invés de ficarmos c/ opiniões científicas vamos viver a prática e refletirmos o q/ temos feito p/ termos uma sociedade melhor e mais digna. Sinceramente cabe a Deus o julgamento pois Ele sim julga com justiça, não toqueis nos meus ungidos nem maltrateis os meus profetas palavra de nosso Deus. Faça o melhor no meio em que você vive, ajude os jovens, adolescentes, crianças, adultos e ansiãos a terem uma vida digna, cada um fazendo sua parte e cuidando de sua própria vida. Qto ao caluniadores, aos mentirosos apenas oro p/ q/ Deus possa usar de misericórdia. Espero sim q/ possamos refletir bem e nos preocuparmos c/ as coisas q/ tem destruido as famílias, tirado a paz da humanidade. Deus tem misericórdia de todos e q/ a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja abundantemente convosco.

  • http://www.galatas2-6.webnode.com Marks

    Eli Vieira, desculpe a minha ignorância, sou apenas um crente estúpido e sem capacidade de dicernimento, mas, você como já demonstrou nos posts acima é bem esperto…
    Me ajude a entender a baleia, o golfinho, o peixe-boi e outros MAMIFEROS que depois de bilhões e bilhões de anos pra sair da água, voltaram pra lá levando outros bilhões de anos andando pra tráz na evolução…
    Tipo uma vaca que enjoada de andar no pasto e cheia de saudade do mar, se lança na água e ainda leva junto um numero razoável de outras vacas e bois pra irem procriando na água, até perder as pernas e voltar a ter nadadeira e ficar de vez na água… claro que a respiração pulmonar, a gestação placentária e os PELOS, sem falar no número de filhotes por gestação(é… baleia tem pelos) eles não perderam por serem bons mamiferos, mas, que voltaram pra água voltaram…
    Como foi? me ajuda a entender…
    Hum, por falar nisso, o colibri, tem um super-ritmo cardíaco e de bater de asas. Isso o faz o maior coletor de alimento entre os passaros…
    Pra dar conta dessa queima louca de energia, o pobre passaro teve na sua “evolução” uma brusca mudança no aparelho digestivo. Processa tudo muito rápido…
    Meu dilema é:
    Os colibris no início, morriam todos de fome? Como a espécie sobreviveu?
    Se eles não morriam de fome, eles caminhavam e viraram bolinhas gordas e rolantes antes de ficarem magrinhos e voadores?
    Se não ficaram gordinhos e explodiram de tanto acúmulo energético, as asas e o estomago evoluiram de uma única vez?
    Duas mutações intencionais no mesmo animal e ao mesmo tempo?
    Bom este é o início das minhas dúvidas…
    Por favor, me ajude a elucidar estes dois assuntos pra poder continuar a bater papo com você e outros evolucionistas espertos,se não, fico condenado a crer em D-us…
    Ele é muito mais racional e completo que darwin…

    Ateismo: é o firme fundamento dos fósseis que se esperam, e a prova dos elos perdidos que não se vêem.

  • Osvaldo Costa

    Ola pessoal.
    Digo, não entendo a surpresa em ver este ser cometendo algo lamentável, em todos os lugares encontramos pessoas semelhantes a estas, encontramos este senhor que se diz pastor, encontramos padres pedófilos, em vários lugares do… Pessoas que sacrificam crianças em culto satânico e outros em nome da religião explodindo pessoas…
    È lamentável podemos, questionar, mas nunca generalizar, existem muitos padres, pastores e responsável por outras crenças… Pessoas integras.
    Noticias como estas devem ser propagadas, para que pessoas inocentes não caiam nas mãos de pessoa sem escrúpulos como esta.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    “JOIAS DO REGISTRO FÓSSIL
    1 Ancestrais terrestres das baleias

    Os fósseis oferecem pistas cruciais para a evolução, porque revelam as formas frequentemente notáveis de criaturas há muito desaparecidas na Terra. Alguns deles até documentam a evolução em ação, ao registrar criaturas em trânsito entre um ambiente e outro.

    Baleias, por exemplo, estão belamente adaptadas à vida na água, e têm sido assim por milhões de anos. Mas como nós, são mamíferos. Elas respiram ar, dão à luz e amamentam seus filhotes. Mas há boas evidências de que os mamíferos evoluíram originalmente sobre a terra seca. Se é assim, então os ancestrais das baleias devem ter se mudado para a água em algum momento.

    Acontece que temos fósseis numerosos dos aproximadamente dez milhões de anos iniciais da evolução das baleias. Nesses se incluem vários fósseis de criaturas aquáticas como Ambulocetus e Pakicetus, que têm características agora vistas apenas em baleias – especialmente a anatomia do ouvido interno – mas também têm membros como os dos mamíferos terrestres dos quais eles claramente derivaram. Tecnicamente, essas criaturas híbridas já eram baleias. O que estava faltando era o começo da história: as criaturas terrestres das quais as baleias evoluíram mais tarde.

    Um trabalho publicado em 2007 pode ter apontado com precisão este grupo. Chamados de raoelídeos, essas criaturas agora extintas seriam parecidas com pequenos cachorrinhos, mas eram mais intimamente relacionadas aos ungulados com número par de dedos [artiodáctilos] – o grupo que inclui vacas, ovelhas, veados, porcos e hipopótamos modernos. Evidências moleculares também sugeriram que baleias e ungulados com número par de dedos compartilham uma profunda afinidade evolutiva.

    O estudo detalhado de Hans Thewissen e colaboradores em NEOUCOM, Rootstown, mostra que um raoelídeo, Indohyus, é similar às baleias, mas diferente de outros artiodáctilos em relação à estrutura de seus ouvidos e dentes, à espessura de seus ossos e à composição química de seus dentes. Esses indicadores sugerem que essa criatura do tamanho de um guaxinim passava bastante tempo na água. Raoelídeos típicos, entretanto, têm uma dieta bem diferente da dieta das baleias, o que sugere que o estímulo para a mudança para a água pode ter sido a mudança de dieta.

    Esse estudo demonstra a existência de potenciais formas transicionais no registro fóssil. Muitos outros exemplos poderiam ter sido ressaltados, e há toda razão para se pensar que muitos outros estão para serem descobertos, especialmente em grupos que estão bem representados no registro fóssil.”

    Referência
    Thewissen, J. G. M., Cooper, L. N., Clementz, M. T., Bajpai, S. & Tiwari, B. N. Nature 450, 1190–1194 (2007).
    Recursos adicionais
    Thewissen, J. G. M., Williams, E. M., Roe, L. J. & Hussain, S. T. Nature 413, 277–281 (2001).
    de Muizon, C. Nature 413, 259–260 (2001).
    Novacek, M. J. Nature 368, 807 (1994).
    Zimmer, C. At The Water’s Edge (Touchstone, 1999).
    Vídeo da pesquisa de Thewissen: http://www.nature.com/nature/videoarchive/ancientwhale
    Site do autor
    Hans Thewissen: http://www.neoucom.edu/DEPTS/ANAT/Thewissen

  • Ateísta Capixaba Netto

    Eli, ainda querendo “discutir” com os crentes? São fãs do Datena .

  • Marks

    Eli meu querido,
    você não me ajudou… Continuo sem etender porque os mamiferos que falei voltaram pra água e ainda tem o caso do colibri…
    Quando falamos de elos perdidos e evolução para frente e pra tráz, os explicadores fazem verborragia politiqueira: retorica redundante; que fala, fala, fala e não sai do lugar. Todos os seus argumentos não me deram um único entendimento racional sobre o fato.
    Por favor, seja mais extato. “Potenciais, parecidos, similares” não ajudam muto.
    Você me retornou a pergunta reafirmando o que eu lhe falei: sim as baleias são mamiferos, sim vieram da água, sim tem raoelidios “similares” mas a pergunta é porque as baleias VOLTARAM pra água e não porque ou como elas sairam…
    Muito grato por sua atenção e no agardo de fatos.

    NETTO, não se discute com crentes, ateus, homens, mulheres, etc. Trocamos idéias com pessoas racionais, interessantes e inteligentes o que obviamente não é o seu caso. Quem não tem argumento, tenta ridicularizar (por pura inveja ou ignorância, melhor: ambos) o respeito a opinião e a capacidade dialética de outrem.
    Assim como os crentes fanáticos afastam as pessoas do Eterno, seu comportamento afasta as pessoas do conhecimento cientifico.

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Alécio (Marks),

    não dou aula de graça de biologia pela internet.

    Se tem dúvidas sobre a teoria da evolução, procure livros didáticos como “Evolução” de Mark Ridley (2006), ou então busque fazer busca em bancos de dados de publicações científicas como o PubMed.

    Suas dúvidas são primárias e são expressadas de forma arrogante. Primeiro compreenda o que é seleção natural, depois destile sua bile onde quiser. Ao perguntar se várias mutações são fixadas “propositalmente” ao mesmo tempo num organismo você apenas exibe sua ignorância em genética de populações.

    Eu não sei por que tanta arrogância, dado que você não é capaz de explicar nem baleias nem colibris com uma teoria melhor.

    Obrigado,
    Eli

  • PC Garcia

    É meu caro Marks…parece que evoluímos de falastrões para arrogantes primários…ainda temos algum futuro no universo dos sábios pensadores? quem sabe evoluiremos ainda mais…talvez ocorra um fim da era cristã e traga mais evolução racional a maioria da humanidade que insiste em viver nas amarras da fé e total alienação…alguns já tendem para essa evolução,né? quem sabe?

  • http://www.elivieira.com Eli Vieira

    Só resta o cinismo a quem não tem nem argumento nem referência em pesquisas científicas.